Como criar uma planilha para saber sua classificação

Quando a banca examinadora divulga uma listagem com as notas dos candidatos em ordem alfabética, na verdade não responde à ansiedade dos concorrentes às vagas, pois eles necessitam saber a colocação em que ficaram, ainda que aproximada, e é sabido que há critérios de desempate de acordo com o edital.

Veja o arquivo original que trabalhei:
http://www.cespe.unb.br/concursos/EMBASA2009/arquivos/EMPRESA_BAIANA_DE_GUAS_E_SANEAMENTO_PART_2.PDF

É necessário colocar os dados em ordem de pontuação, mas como fazer isso? Veja os passos a seguir:

01-  Temos que copiar do edital todos os dados dos concorrentes envolvidos e deixar cada um em uma linha. No caso do que fiz hoje, manualmente demoraria algumas horas, pois se tratavam de 20.550 pessoas.

Para colocar automaticamente os dados dos candidatos em linhas separadas sem o menor esforço, basta colá-los num novo documento de editor de texto simples (Microsoft-Word ou BrOffice-Writer) e comandar a substituição (comando Localizar e Substituir) de todos os caracteres que separam os dados dos candidatos (no caso foram as barras) pelo código html <br>, conforme figura abaixo:

02- Então, copie tudo e cole num arquivo texto (Acessórios > Bloco de Notas) e salve na extensão html. Abra no seu browser (Internet Explorer ou Firefox, por exemplo) e estarão separados em cada linha os candidatos conforme necessitamos para obter o desejado.

03- Copie tudo e cole no editor de planilhas (se for BrOffice, basta escolher colar especial, que aparecerá a caixa de diálogo para escolher qual caracter vc quer que separe os dados em colunas, mas se for Microsoft Excel, é necessário ter anteriormente salvo os dados num novo arquivo texto, para então abri-lo no Excel, tomando o cuidado de, ao usar o comando Abrir, pedir para serem exibidos não somente os arquivos “xls”, mas “todos os arquivos”).

04- Depois disso, basta escolher Dados>Classificar para ficar na ordem decrescente das notas. Agora, vc poderá saber em que posição ficou. No caso de haverem empates, pelo menos vc fica sabendo entre quais classificações ficou. Eu coloquei o segundo critério de classificação para a coluna dos nomes, para ficar em ordem alfabética.

Veja o resultado em: https://informistica.wordpress.com/2010/03/13/embasa/

Até mais e boa sorte nas provas que fizer!

Estude ATÉ PASSAR! Persistência é a regra da aprovação.

24 Respostas to “Como criar uma planilha para saber sua classificação”

  1. Maria Says:

    To com o excel e não consigo terminar… tenho uma lista, mas ele não pede pra separar em colunas 😦
    POde me ajudar?

    • Laura Bernardes Says:

      No Excel aparece uma caixa de diálogo antes dessa, vc seleciona todas as colunas e escolhe “Texto” e avança, que aparecerá essa tela que postei.

  2. lorena Says:

    Acho que deve estar faltando algum detalhe, pois estou substituindo e os nomes não ficam um em cada linha, simplesmente ele troca o / pelo …

  3. Raphael Says:

    Obrigado pela dica Laura Bernades!!

  4. Ferreira Says:

    Tentei fazer como explicado mas estou tendo um problema pelo fato de que o resultado que eu quero organizar tem casas decimais separadas por vírgulas, você alguma outra dica ninja para que eu possa resolver isso?

  5. Laura Bernardes Says:

    Ferreira, tente escolher o separador “outro” e coloque uma vírgula seguida de um espaço, pois o da nota nao tem isso e acredito que separará eficientemente os campos desejados. Experimente e me conte se deu certo, ok?

  6. alana Says:

    fiquei na opção de abrir o arquivo no excel, não consigo pois diz que não é possivel abrir um arquivo .docx no excel…

    • Pedro Says:

      Segue o que eu faço: Primeiro copio o arquivo com a notas e colo no word. Depois mando localizar e substituir o separador dos candidatos (no cespe acho que é /) por ˆp (que significa paragrafo para o word). Aí entao todos os nomes estarao em uma listagem separados. Depois copio tudo para o bloco de notas, salvo. Esse arquivo salvo do bloco de notas é que importo pro excel e aih ele ja fica com as colunas separadinhas, dp é soh ordenar as notas e pronto.

  7. Gabriela Says:

    oi. gostaria de classificar por ordem decrescente isso:

    Clique para acessar o USS-2013-1-NOTAS-20122012.pdf

    Usando o excel. Poderia me ajudar???? Obrigadaq

    • Pedro Says:

      Segue o que eu faço: Primeiro copio o arquivo com a notas e colo no word. Depois mando localizar e substituir o separador dos candidatos (no cespe acho que é /) por ˆp (que significa paragrafo para o word). Aí entao todos os nomes estarao em uma listagem separados. Depois copio tudo para o bloco de notas, salvo. Esse arquivo salvo do bloco de notas é que importo pro excel e aih ele ja fica com as colunas separadinhas, dp é soh ordenar as notas e pronto.

  8. Claudio Meneguz Says:

    Olá Pedro, pratico tenis de mesa no Espirito Santo e estou fazendo uma planilha onde conste o resultado das etapas e uma com a classificação geral. O problema é que é muito cansativo ter que digitar todo mes as pontuações ter que somar e digitar na planilha de classificação geral. Sei que fica dificil entender sem ver a planilha. Posso te mandar pra me dar uma ajuda?

    Grato

    Cláudio

  9. Saiu Resultado MPU 2013 | Laura Stefânia Bernah Says:

    […] Na postagem que segue, vc encontrará uma forma de tratar os dados de maneira que obtenha a classificação dos candidatos por ordem de nota: https://informistica.wordpress.com/2010/03/13/classificacao/ […]

  10. Raiani Says:

    Olá, vc poderia fazer a classificação do concurso MPU técnico – PARANÁ? Tentei e não estou conseguindo
    Obrigada

  11. Classificação Técnico do MPU Paraná | Laura Stefânia Bernah Says:

    […] pedido de Raiani no post https://informistica.wordpress.com/2010/03/13/classificacao/, segue resultado para Técnico do MPU 2013 no Paraná, com candidatos classificados por ordem de […]

  12. Antonia Leal Says:

    Oi sou Antonia gostaria de ajuda como trabalhar planilhas financeira

  13. ALCIMÁRIA Says:

    Boa tarde, vc poderiam organizar a classificação do concurso para professor do estado do ceará 2013. a disciplina para qual concorri foi geografia. Ficaria muito grata, obriga, Alcimária Fernandes.

  14. Alice Says:

    Raini, não consigo de jeito algum fazer a classificação do arquivo:

    Clique para acessar o REALENGO%20PARTICULAR.PDF

    O arquivo deles é diferente, e já tentei de diversas formas e nada deu certo. Se puder ajudar agradeço.


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